segunda-feira, 18 de junho de 2018

Afastamento e perdão familiar




  Um dia olhando álbuns de fotos me peguei por um segundo pensando: Onde as coisas desandaram? Quando foi que aquela tipica cena da família reunida em datas importantes virou meia duzia de gatos pingados?
  Ver fotos dos seus aniversários com todos os seus primos, sempre dividindo aquele momento, era tão normal esse tipo de acontecimento, quase que automático saber que eles estariam la e agora eles quase nem fazem mais parte da sua história, você deve estar dizendo "Mas as pessoas tem suas próprias vidas, o dia-a-dia é corrido não da tempo de estar sempre por perto" e realmente é assim, mas quando o não é sempre que da tempo virou o nunca da tempo? Já se perguntou quantos meses faz que não vê algum membro da sua família? Talvez seja só no Natal ou nem isso em alguns casos.
  Ficou tão comum usar as redes sociais pra estar presente, saber como esta a vida da sua família que em sua grande maioria nem estamos presentes. Já passou por alguma situação em que alguém viveu algo importante e você nem sequer foi cogitado em estar la? Nem sempre é por desentendimento familiar as vezes você só se ausentou tanto que nem fazem mais questão de te chamar, embora construímos uma nova família quando vivemos com outra pessoa não deveríamos nos afastar da nossa família primaria, afinal foi ela te deu a base pra ser quem é hoje.
  Quando o motivo é uma briga familiar é bem mais difícil, a magoa é bem grande e talvez machuque mais do que qualquer outra. Sei exatamente como é e ainda me lembro como se fosse hoje a atitude que me causou uma longa e profunda magoa, foram 6 anos com esse sentimento, atravessando a rua pra não falar com aquelas pessoas, evitando ir em eventos familiares para não os ver e sinceramente hoje eu entendo que foi a maior burrice que eu fiz na vida, isso só me fez perder momentos com a minha família, deixar de estar com meus avos e me fazer ouvir nas poucas vezes que ia vê-los "você esqueceu o vô".
   Na época eu nem me dava conta do que estar ausente significava para meu vô e como poderia eu estava tão mergulhada naquele sentimento que nem pensava nos outros, e o que meus avos tinham haver com aquilo tudo? Nada, talvez só não ver a atitude negativa que aquelas pessoas tinham comigo, mas e dai? Não importa se as outras pessoas defendem aquela pessoa ou um grupo delas que faz coisas que os outros membros se sintam da mesma forma que eu ou pior, eu sei que não é algo legal, mas talvez pra eles essas pessoas eram boas. As vezes o problema é com você, foram meus avós que cuidaram de mim nas férias escolares enquanto meus pais trabalhavam e foram muitos anos assim até que minha mãe pudesse pagar alguém para me olhar. Eu era ingrata e não retribuía o amor que eles tinham por mim, naquela época eu não tinha me dado conta do quanto eu estava perdendo, momentos preciosos com pessoas que me amavam muito.
  Consegue ver que um problema familiar pode afetar outras pessoas que não tem relação com o ocorrido? E mesmo que não afete a sua relação com as outras pessoas, afeta o clima do ambiente e deixa todos apreensivos e desconfortáveis? Por mais difícil que seja precisamos perdoar em algum momento mesmo que a pessoa nunca se desculpe, o perdão é para você, vai te trazer alivio. Você não precisa ser melhor amigo de ninguém mas saber dividir aqueles momentos que você deixava de ir por causa do problema ou pessoa, e sabe porque? Um dia algumas pessoas vão deixar de fazer parte diretamente da família, seus avos vão envelhecer, algumas pessoas vão partir fisicamente da vida é inevitável e infelizmente ninguém é eterno, e quando essas coisas acontecerem o que você se lembra-rá? Que memorias construiu? Não deixe que nada de ruim afete sua relação com sua família, é ela que estará la ao seu lado,  aquelas tias que ajudaram muitas vezes a fazer seus aniversários  hoje te dão dicas de receitas, foram seus avós que cuidaram de você e hoje precisam dos seus cuidados (independente de ser ajudando eles ou estando presente nas visitas), não importa como mas a família é que estará la no seu momento mais difícil.
  O momento mais difícil da minha vida foi a internação do meu pai, diabético, hipertenso, passou mal foi levado ao hospital onde teve duas paradas cardíacas totalizando 46 minutos,30 dias de hospital, 20 de UTI,  embora a relação ainda não estivesse aquelas coisas eu já havia perdoado aquela pessoa meses atras sem falar nada, só perdoado no meu coração, e adivinhe quem estava la no hospital todos os dias enquanto ele permaneceu na UTI? Essa mesma pessoa, do jeito dela mas esteve.
  Outra briga aconteceu nesse mesmo período de internação do meu pai mas entre esta pessoa e outro membro da família, e agora você deve estar pensando " ta vendo como não adianta perdoar?" e eu te digo que adianta sim, pois foi nesse mesmo período que mais visitei meus avos nesses últimos 6 anos, foi a melhor atitude que poderia ter tido, eu sinto prazer em visita-los hoje pois já não me preocupo mais com quem vai estar lá, aos exatos 6 meses e alguns dias após o infarto do meu pai meu avô (pai do meu pai) teve um AVC leve digamos assim, ele e recuperou os movimentos do lado esquerdo que estava paralisado isso em uma semana,  recentemente ele teve outro avc e diminuiu muito sua fala, agora fala um pouco mais enrolado, mas estou tranquila embora seja algo ruim em nossas vidas pois se tivesse sido algo pior eu voltei a estar presente ele ia ter a memoria de que eu os visitava, que comíamos requeijão de corte, que eu levei 1,5 kg de balas que ele gosta e creio que devemos perdoar especialmente por esses momentos, para que não haja arrependimentos, que possamos fazer coisas pela nossa família, que possamos trabalhar em equipe e ajudar nesses momentos assim como foi com meu pai e esta sendo com meu avô, embora não como deveria afinal a ultima briga ainda não acabou então as coisas ainda estão estranhas mas seria incrível se pudessem se perdoar para ajudar mais meu avô, são poucos os que chegam aos 92 anos e precisamos curti-lo o máximo que pudermos, estarmos todos juntos em todos os momentos que derem isso o deixara mais feliz e o ajudara a superar esse momento.
  Se você não puder perdoar por você perdoe pelo bem da sua família, perfeita ela não sera mesmo mas estará la cada um do seu jeito pra ajudar.




Mayara Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário